24 julho 2012

Dicas para o Casório I - Primeiros passos


Noivinhas fashions de plantão!!!
Vou começar hoje a série para ajudar as noivas de primeira viagem que não sabem por onde começar a organizar o casório!!! Lembrando que este blog não é especializado em casamento e eu, muito menos, sou alguma expert no assunto. Mas digo que eu organizei quase sozinha toda minha cerimônia e festa. Logo posso ajudar quem não pode/quer contratar mil e um profissionais que farão tudo por ti (seria o ideal néam... maaaasssss)!!!


Eu preparei tudo em 5 meses. Foi do final de janeiro de 2012 até o final de junho de 2012. Achei pouco tempo, se eu tivesse tido uns 10 meses teria sido muito mais tranquilo e menos estressante... Vamos aos primeiro passos então!

01) Escolher o estilo e o tamanho da cerimônia/festa.

O primeiro passo após o pedido de casamento, que facilitará muito todos os outros, é você definir o estilo do casório que espera (só civil? Religioso? Durante o dia? Noite? ...) e o tamanho dele. Por exemplo: "Quero uma cerimônia mega tradicional na igreja + jantar + festa para muitas pessoas"... Ou então "Quero um casamento no campo durante o dia em uma super tenda para umas 500 pessoas".. . Ou ainda "Quero casar na praia apenas alguns convidados mais chegados"... Deu para pegar o espírito da coisa??? 

Por exemplo no meu caso:
Eu e meu noivo decidimos que nossa festa seria como um aniversário maior para nossos parentes e amigos próximos, que estão sempre do nosso lado, aqueles que não importa o quão difícil é o dia-a-dia, sempre arranjam um jeitinho de demonstrar  o carinho! Simples né??? SÓQUENÃO.

Para começar nossos pais queriam convidar 1.000 amigos e 1.000 parentes... A lista que queríamos resumir em no máximo 200 pessoas estava passando de 500... Nessa hora você tem que ser firme e deve seguir o plano inicial! Por mais que seja difícil explicar isso aos pais.

Nós também decidimos celebrar a cerimônia (já com efeito civil) e a festa no mesmo local. Ou seja, nós não nos casaríamos na igreja. E também optamos por jantar (e não finger food por exemplo) com banda e dj para a festa. Essas foram as primeiras escolhas que fizemos para daí poder planejar tudo!

Foto do resultado :)

02) Façam um orçamento próprio.

Essa é a parte mais complicada. Afinal, como ter ideia de quanto vai gastar se você não tem nada definido em nenhum lugar para orçar? Então... O que eu recomendo é vocês mesmos fazerem um orçamento de quanto podem gastar! Colocando este valor limite, quando vocês forem orçando os fornecedores saberão se podem gastar mais ou menos em algum item. Essa foi minha tabela, feita no excel:



Vou colocar os itens que eu usei no meu casamento (sem os preços :P) para servir de guia inicial. É claro que não precisa fazer tudo o que eu fiz, ou poderá fazer mais. Mas digo que esta é minha lista final, tudo que fiz está aí... E foi muito mais do que tinha na minha lista inicial! rsssss

GERAL/FESTA/CERIMÔNIA

Cerimonial
Confirmação de presença
Local - somente salão
Menu - opção menu 02
13 garç+4 cope+1 metre+3 seguranças
Sonorização e Iluminação p pista/palco + Técnico
Projeção + técnico
Paisagismo
Taxa igreja e civil
Música - Piano e sax + Banda Cores + Dj
Convite + Tag estac. + Tag agradecimento
Convite padrinhos e pais
Espumante convite padrinhos e pais
fotografo + CLIP E VIDEO
Bem Casados
Bolo
Mesa de fechamento
Doces - louças e mont. mesa de doces + copeira
Móveis - cadeiras, mesa noivos e aparador bolo
Flores e decorações
VALLET
Bebidas
130 Sapatilhas
Topo Noivinhos Bolo
Fotos instantâneas + bigodes, bocas, óculos, etc...
Equipamento DJ e banda
Locação de bar
Frutas e locaçao de copos
30 cervejas
Extra garçom para BAR
Jantar convidados a + e pessoal que vai trabalhar
Quebra de copos
Paredão de Looks

PROFISSIONAL/SERVIÇO/PESSOAL
VESTIDO
Casaco
Véu fascinator
Sapatos
Jóias
Dia Noiva
Cabelo noiva +make + sala VIP
unha pés + mãos + Banho Lua
Limpeza pele
Hotel para família
Vestido + Bolero Mamis
Traje Pai

03) Faça uma lista de convidados.

Foi o que me deu mais trabalho gente... E é bem importante já ir colocando nome completo, nome dos acompanhantes, telefone e endereço. Eu deixei para a última hora para pegar todos os endereços e não consegui. Foi bem complicado para entregar os convites!!! Eu tinha que ficar ligando para o pessoal e anotando na hora que eu ia entregar mesmo. Sem falar que agora, depois que passou tudo, eu queria mandar cartões de agradecimento dos presentes, mas como não tenho o endereço de todo mundo, vou acabar mandando por e-mail mesmo!



03) Escolha dia e Local

Para aquelas que casarão em igreja, é bem importante reservar a data da igreja em primeiro lugar. Muitas igrejas são bastante concorridas. Ainda mais se for em época de clima quente. Após conseguir a data e hora da igreja você poderá então procurar o salão.

Uma dica importante é não deixar o cartório para última hora. Você deve ir com 2 meses de antecedência ao dia que quer se casar no civil. Tem bastante documentos que você terá que pegar cópias e também precisará de 2 testemunhas. Elas devem ir contigo no dia da entrada do casamento e também no dia do casamento civil em si.

Eu não me casei na igreja portanto apenas coordenei as datas de salão, pastor e civil. O pastor que fez minha cerimônia já levou o livro no dia do nosso casamento e assinamos tudo lá.


04) Se organize com um Check List

Existem várias Agendas de Noivas. Aqui em Curitiba, ganhei 3. Elas são tipo um guia, com indicação de vários profissionais e têm um check list para ir auxiliando as noivas passo-a-passo com datas limite inclusive... Eu não lembro o nome certinho das agendas, mas fotografei a minha toda escrita mesmo para vocês entenderem o que é! 



05) Contrate um cerimonial

Eu recomendo chamar o cerimonial logo que você tiver os itens acima mais ou menos definidos. O cerimonial dará aquela clareada quando você começar a se perder. Para quem é de Curitiba e quiser saber, eu escolhi a Amanda Cidral Cerimonial. 


Eu e Diego e Amanda Cidral ganhando nosso beijinho!

O cerimonial será o responsável para conduzir a festa no dia. Mas muitos também fazem todo o acompanhamento e indicação de fornecedores. Por isso é importante demais escolher alguém que compartilhe dos seus gostos. 
Escolhi a Amanda, pois confio demais no bom gosto dela! Ela tem um perfil parecido com o meu e eu sabia que ela não iria duvidar das minhas escolhas não tão tradicionais! E ao contrário, me ajudou muito dentro do meu estilo... É bom ter alguém do seu lado que te entenda e compartilhe realmente o seu gosto... Acho isso mais importante que qualquer “nome” por aí!
Ela fez também minha confirmação de presença. E recomendo este serviço para ter uma ideia melhor de quantas pessoas realmente irão!


Ok gente! Por hoje chega!!!
Bem no começo do meu planejamento eu ainda visitei VÁRIOS sites e blogs de casamento... Eu não lembro de todos mas conforme for lembrando vou citando!!! Hoje vou deixar estes 3 sites que a maioria deve conhecer. Mas gente, eu nunca tinha ouvido falar deles antes de começar a ver as coisas do casório!!! rssss #perdida

Yes Wedding: http://yeswedding.uol.com.br/pt/home/

Revista Inesquecível Casamento: http://www.revistacasamento.com.br

Blog da Constance Zahn: http://www.constancezahn.com/

Meu plano é soltar 01 post de casório por semana. Então me contem o que vocês acharam deste e eu procuro melhorar nos próximos!

Beijosssss
Dri




P.s. Lista dos outros Posts:
Dicas para o casório I: Primeiros passos - Estilo e tamanho do casamento, orçamento, lista de convidados, check list  geral e cerimonial.

Dicas para o casório II: Salão, vallet, gastronomia e bebidas. 


Dicas para o casório IIISave the date, convite, tags

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4 comentários

  1. Adriii!
    Que demais esse post! Super legal saber de quem já passou por isso! E vale falar que seu casamento foi impecável, então você pode falar com porpriedade!!! Parabéns de verdade! Seu blog é muito bom, sério!!!
    Um beijo!!!

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  2. Oi Dri! Achei o post super completo e explicativo!! Para mim, não será útil, já que me casei há cinco anos já. Mas para as noivinhas, será de grande ajuda!!
    Eu me perdi muito na organização do meu e no final gastei bem mais do que queria! Enfim, ficou do jeito q eu desejava e tá ok! rsrs
    beijo!

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  3. Opa, o meu vai demorar, mas com certeza já sei onde buscar ajuda quando for a minha vez ;D super bem explicadinho Dri! Beeijos

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  4. Adorei tudo Dri, vou super acompanhar seus posts da organização, como te disse no email,eu amei tudo lá.
    Beijos

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