04 agosto 2012

Dicas para o casório II - Escolhendo Salão, Vallet, Gastronomia e Bebidas


 Meu salão escolhido (Central Hall) com a minha decoração

Olá queridos!

Hoje o post é o "Dicas para o casório II". Para não demorar meses para passar todas as dicas, estou reunindo vários tópicos no mesmo post! Procuro colocar todos os itens que estão relacionados um com os outros. E hoje vou contar sobre a escolha do salão, menu, bebidas e também passar minha opinião sobre vallet Park... Vamos lá noivas!!!

01) O Salão:

Como expliquei no POST I, para que você possa começar a organizar de fato seu casamento, você precisa escolher a igreja, a data e o horário. Então o próximo passo é escolher onde será sua recepção  (eu, que não me casei na igreja, comecei aqui :)!

Aqui em Curitiba, comecei pesquisando pelos sites dos salões que me interessaram. Eu, como arquiteta de formação, dou muito valor para a decoração, então dei uma olhada nas fotos de casamentos celebrados anteriormente nos locais. De cara notei que alguns locais eram mais brutos... Por exemplo com piso mais simples e paredes que definitivamente precisariam de forrações. Também logo vi que vários salões precisariam de bastante iluminação pois possuíam apenas 1 cenário, aquele com as luzes normais somente para clarear o ambiente mesmo...

Como eu não tinha noção nenhuma de valores de decoração, iluminação e paisagismo, mesmo tendo meus top 3, eu pedi orçamento para todos. Vai que, apesar do salão ser mais bruto, o valor do aluguel compensasse  né? :)

Organizei a tabela abaixo para comparar os valores com o serviço que cada um oferecia. Eu até deixei os nomes e endereços das minhas opções (lembrando que são daqui de Curitiba no período de janeiro de 2012):


Como eu queria me casar antes do meu aniversário (julho 2012) e trabalho no período comercial, logo descartei os que necessitavam de MUITO mais serviços. Caso eu tivesse contratado um designer de festas e um produtor, acredito que não precisaria me preocupar com prazos e quantidade de profissionais a mais que eu precisaria contratar... Mas eu estava fazendo sozinha!

Os dois salões que ficaram dentro da minha realidade foram os dois que ofereciam a maior quantidade de serviços! Eu escolhi o Central Hall. Já pelo site deles vi que o salão possuía vários elementos fixos muito bonitos... E também me atentei ao fato de que, apesar de cada casamento ter um estilo, a decoração sempre ficava muito bonita e gerava um clima bem aconchegante... 

Quando fui conhecer pessoalmente o local fiquei encantada. Os proprietários Paula e Luis (pai e filha) têm um know-how incrível e uma equipe fantástica. Eles me explicaram que a iluminação performática e LEDS já faziam parte do salão. Assim como os revestimentos em voal, 02 telões, projetores, toalhas, mesas, cadeiras, louças, tapets, mobiliário... Também tinham uma boa parte de equipamento de som (o que me rendeu ótimos descontos quando fechei o dj e banda), pista de dança com vidros e leds, e toda a mão de obra treinada para a estrutura deles. Também era deles o buffet. O Chef muito talentoso desenvolveu 3 opções de menus com vários pratos, entradas, saladas... Enfim, mais serviços além destes citados estavam inclusos e, agora que já aconteceu o casamento, posso afirmar que eles prometem e cumprem.

Meu conselho final para a escolha do salão é confirmar que tudo que vocês mais gostaram e realmente querem, esteja citado e especificado no contrato.  Essa será sua proteção de que tudo combinado estará realmente no dia.


02) Gastronomia:

O meu buffet foi do próprio Central Hall. Mas independentemente de qual seja o seu, acredito que a sistemática seja parecida. Eles enviam no orçamento algumas opções de Buffet ou a la carte e seus menus. 

De acordo com custo x benefício, escolhi uma opção que serviam à inglesa cocktails e canapés e no buffet as saladas, entradas, massas, carnes, peixe e acompanhamentos. Apesar da minha escolha ser para buffet nos pratos principais, o chef serviu a mesa dos noivos com pratos montados lindos! Me senti SUPER vip!

Eu escolhi uma opção de menu com medalhão de mignon e também com medalhão de robalo, pois sabia que vários convidados meus não comiam carne vermelha. Para acompanhamentos, tentei escolher opções que agradariam a maioria, como batata duchesse, legumes grelhados e marinados, um tipo de arroz, raviolli de queijos e molho de ervas e, para massa, escolhi um tagliatelle a Florentini... Aliás, uma curiosidade que o Chef Marlos nos contou: Não se tem o costume de servir massas longas em casamentos pois o molho nos longos fios podem espirrar no traje dos convidados!!!! Por isso normalmente a massa servida é raviolli ou outros tipos de macarrões curtos... ;)

Mas digo que, apesar de todos os pratos estarem muito gostosos, o que MAIS fez sucesso, foi um risoto de arroz negro à Piamontese que servimos no cocktail volante estilo finger food! Todas minhas amigas vieram comentar dele!!! ;) #ficadica de algo diferente que agrada à muitos!!!


04) Escolhendo o cardápio de bebidas:

A bebida para acompanhar nosso cardápio foi sugerida pelo chef logo que finalizamos a degustação. Foi uma das últimas coisas que eu fechei... Na verdade acho que foi o último serviço mesmo... O da Adega. Para nosso cardápio o chef sugeriu vinhos tintos (carmenère, malbec...), água sem gás e refrigerantes. Para o geral foi ainda servido espumantes rosé, prosecco e asti, whisky, vodka, energético e cerveja. Achei legal o serviço de cocktail/bar que servia drinks (alcoólicos e não alcoólicos) com frutas alcoólicos.

É claro que conhecendo seus convidados, você saberá qual o cardápio de bebidas ideal para seu casamento!

Outro ponto importante a citar é que algumas empresas trabalham com a quantidade de bebidas em consignado. Acho legal pois como foi a adega mesmo que indicou a quantidade que deveríamos comprar (Adega Chablis no meu caso), fazendo consignado, ficamos mais tranquilos que não sobraria tanto. Na verdade eu fechei 50% pago e 50% consignado para ganhar um desconto bacana! E a Adega Chablis  ainda tem um serviço de reposição imediata (não importa o horário) caso ainda assim falte alguma bebida.

05) Sobre Vallet Park:

O sistema de estacionamento vallet é bem discutido. Alguns têm medo de contratar e pagar pelo serviço e ficar com todas as responsabilidades sobre os carros dos convidados. Por isso vários noivos optam por contratar o serviço mas cada convidado paga o seu. Na verdade, é possível sim arcar com todos custos mas deixar a responsabilidade com a empresa contratada! É só combinar tudo antes. 

No meu casamento nós realmente queríamos que os convidados tivessem o mínimo de preocupações e gastos! Então contratamos uma equipe que tinha um seguro contra batida, furtos e roubo! E os convidados ADORARAM esta cortesia :D Se for possível dentro do seu orçamento, vale bem a pena!!! ;)



Bem gente... Acaba aqui mais um post GIGA de casório!!!
Rssssss

Semana que vem tem mais!!! :D
Beijos
e bom final de semana! 
Dri




P.s. Lista dos outros Posts:
Dicas para o casório I: Primeiros passos - Estilo e tamanho do casamento, orçamento, lista de convidados, check list  geral e cerimonial.

Dicas para o casório II: Salão, vallet, gastronomia e bebidas. 


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Um comentário

  1. Dri, seu casamento foi maravilhoso! E o arroz negro foi o prato que mais gostei, um sabor único!!! Estou amando as dicas do casamento, são muito úteis =)

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