26 novembro 2014

Corrente #BusaoSemAbuso - Prefeitura Municipal de Curitiba

Tire sua foto também e compartilhe usando a hash #BusãoSemAbuso

A Prefeitura Municipal de Curitiba lançou uma campanha muito bacana para combater os abusos sofridos por mulheres, todos os dias, nos transportes públicos. Este tipo de violência contra a mulher é, infelizmente, um problema bastante recorrente. 

Quem anda de ônibus frequentemente sabe o quão complicado são os horários de pico, como é difícil e desagradável o contato em algumas situações... Em especial este tipo de agressão é algo que envolve muita  intimidade e, se sentindo inferior e frágil, muitas vítimas acabam se calando por vergonha. 

Segundo dados levantados pela prefeitura, a situação além de piorar a cada dia, ainda acaba ganhando destaque na internet! Com as facilidades em postar fotos e vídeos, os abusadores se organizam em redes sociais para compartilhar o conteúdo dos assédios (ABSURDO, mas sim, é verdade). O Facebook já chegou a registrar mais de 40 grupos com 12 mil membros e no YouTube é possível encontrar centenas de vídeos que expõem a intimidade das mulheres no ônibus.

Para combater esse problema precisamos mais do que uma simples campanha, precisamos criar um novo comportamento por parte das vítimas e da sociedade em geral.  É preciso incentivar a denúncia e inibir os agressores!

A CAMPANHA

Pensando nisto, a equipe da prefeitura foi buscar inspiração em um movimento que aconteceu nos Estados Unidos durante a segunda guerra mundial. Vocês já devem ter visto este cartaz "We Can Do It". Ele foi criado pelo governo americano para resgatar o poder feminino e para frisar que as mulheres também poderiam ter papeis primários na sociedade, uma vez que a maioria dos homens estavam  servindo ao exército 


A prefeitura se inspirou no cartaz de J. Howard Miller e o adaptou para nossa realidade. A campanha BUSAO SEM ABUSO mostra às mulheres que elas são fortes e têm o poder de denunciar o abuso! 


COMO FAZER A DENÚNCIA

Você deve ligar imediatamente para o 153, telefone da Guarda Municipal. Ou, se preferir, pode telefonar direto para a Polícia Militar no 190. Uma viatura vai interceptar o ônibus no trajeto ou no ponto e os agentes vão abordar o agressor.

O agressor é levado para a delegacia da Guarda Municipal ou da Polícia Militar. A vítima e as testemunhas, se houverem, também acompanharão os policiais para lavrar um termo circunstanciado. Depois, haverá uma audiência no Juizado Especial Criminal, onde o agressor receberá sua pena.


COMO PARTICIPAR DA CORRENTE

Quanto mais divulgarmos, mais mulheres (e também homens :P) conhecerão a proposta. E quanto mais pessoas souberem, mais forte fica nossa luta contra os abusos! Então, convido todos vocês a participar da corrente #busaoSEMabuso :)

1 - Produza uma foto fazendo o gesto como a ilustração abaixo.
2 - Poste em seu facebook, blog ou Instagram utilizando a hashtag #busaoSEMabuso.
3 - Desafie pelo menos 2 amigos a fazerem o mesmo!


Para mais informações você pode ligar para a guarda municipal discando 153 ou pode acessar http://www.curitiba.pr.gov.br/busaosemabuso/ :)

EU JÁ FIZ A MINHA FOTO! :D 
E AÍ, VOCÊ TAMBÉM VAI APOIAR ESTA CAUSA?!?


Beijos e uma ótima quarta-feira!!! 
Dri
:)




Me acompanhe também pelo Instagram | Twitter | Facebook e fique por dentro de tudo!


SHARE:

Nenhum comentário

Postar um comentário

Gosto muito do feedback de vocês e comentários são muito bem vindos... Mas ao expor sua opinião faça com sabedoria e educação! Serão excluídos comments que contenham palavrões, mensagens de preconceito, ódio ou obscenas. Os comentários expressam a opinião do leitor e não do blog.

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...
Blogger Template Created by pipdig