16 agosto 2011

Como retirar manchas de suas preciosas roupinhas!!!



Gente,

Quem me conhece pessoalmente sabe que eu sou bem agitada e as vezes, por mais que eu fique me cuidando, sou meio estabanada. E quem sofre com isso são as minhas coisas... Tipo meus celulares sempre tem um risco ou um amassadinho de cair... Vira e mexe furo as meias na hora de colcar!!!
E na balada então... deixa um copo na minha mão para ver... Vira logo uma mancha no meu vestido :P Molhos também... Nem preciso comentar!!!

Por isso, eu fui acumulando por todos estes anos, algumas pequenas dicas para tirar manchas... E acho MEGA útil compartilhar por aqui!!! Vou explicar primeiro as que eu testei e em seguida mais algumas que encontrei pela internet mas ainda não precisei usar! rssssssss

ESSAS EU JÁ TESTEI:

Molho de tomate, suco de uva, shoyu, etc... em roupas de algodão.
Quando respinga na roupa é bem simples. Pressione um guardanapo em cima do molho (não esfregue para não espalhar).
Umedeça o local e coloque um pouco de Vanish. Deixe NA SOMBRA por até 30min e enxague. Quanto mais fininho o tecido menos tempo você deixa o Vanish tá??? Mas pelo menos por uns 5min é bom não mexer na peça.
Caso não tenha saído por completo, repita o procedimento.
Tenha MUITO cuidado pois se deixar por muito tempo ou exposto ao sol, o produto pode queimar sua roupa... É melhor repetir por vezes o procedimento do que ter sua roupa danificada!!!


Manchas de gordura (de comida, molho, azeites, bebidas, etc...)
Uma vez voltei de uma festa com uma mancha no meu vestido de cetim. Era do tamanho de uma moeda de 1 real e parecia uma mancha de água... Levei na Lavanderia crente que era tranquilo e que o vestido voltaria limpo. Mas quando fui buscar, a mancha continuava lá! Quando reclamei eles disseram que não tiravam manchas, apenas lavavam. E disseram que aquela mancha não era água, mas provavelmente gordura.
Fiquei arrazada. Mas sempre tem o santo google né. E não é que consegui tirar a mancha?!?!

Fiz assim ó:
Coloquei um papel toalha no balcão e pus bem a parte da mancha sobre ele. Coloquei 01 colher de maizena + 01 colher de sal misturados bem encima da mancha (dizem que funciona com talco ou farinha também). Deixei assim por 1 dia inteiro. Então peguei mais um pedaço de papel toalha, repousei sobre a mistura de maizena e sal e passei um ferro de vapor bem quente apenas 01 vez.
Quando tirei a mistura, parecia que ainda ia ficar lá a bendita mancha. Mas ao lavar ela saiu todinha! Foi MAGIC gente!!!


Lembrando apenas que estes tecidos bem delicados como cetim e seda, merecem o triplo de cuidado. Para limpar manchas escuras deste tipo de tecido, devemos lavar primeiramente a peça toda. Tente tirar o máximo da mancha ao lavar.

Manchas de Sangue
Essa usei para tirar do cadarço do tênis do meu noivo. Mas reza a lenda que funciona em todos os tipos de tecido.
Pegar água oxigenada 20vol e com um algodão umedecido esfregar a mancha. Depois lavar normalmente.

Dá certo e é rapidinho :)
Como era cadarço eu usei água oxigenada direto. Ela parece que "ferve" o sangue e ele sai mesmo.


Caneta no couro.
Sim. A esperta aqui teve O DOM riscar a jaqueta de couro vermelha MARA que o namo deu. E foi um risco GIGANTE bem na frente. Sei lá como foi que aconteceu. Sei que quando vi SURTEI.
Como proceder nestes casos?
Álcool. Gente, para tirar esta mancha, álcool é O CARA!!!
Como fiz:
Peguei um pano branco BEM limpo e molhei bem no álcool. Fui dando apertadinhas com o pano bem no rsico da caneta.
A parte que o álcool atingia ficava bem escuro de molhado. Mas calma, é assim mesmo. E quando você assopra, já vê que a tinta vai saindo. Também fui passando a parte seca do pano para secar mais rápido.
E assim fui fazendo até a tinta sair.
Eu acho que o risco já deveria estar na minha jaqueta fazia uns 3 dias... Mas com este procedimento saiu praticamente tudo. O que restou ficou BEM clarinho e se confunde com os riscos naturais do couro mesmo.

Encardido na camurça/chamois branca:
Camurça branca é a coisa mais maravilhosa do mundo. Mas.... Suja que é uma desgraça!!!
Como limpar?
Com uma escova e espuma de limpar camurça (ou condicionador para cabelos).

Para peças um pouco sujas:
Primeiro você escova com uma escova de cerdas macias (tipo aquelas que tem para vender nas sapatarias) com movimentos circulares. Depois tira o pó com um pano de algão branco bem limpo. Voilá! A peça já fica bem mais limpa!

Para peças bem sujinhas:
Primeiro você escova como explicado acima para retirar o excesso de sujeira. Se estiver MUITO sujo mesmo, umedeça a peça toda e então aplique a espuma (ou o condicionador) com os dedos sobre a peça e com um pano limpe em movimentos circulares. Passe um pano com água para retirar o excesso de produto e deixe secar. Seque SEMPRE à sombra.
Se depois de secar completamente a peça ficar dura, da-lhe escova nela! Escove bem em movimentos circulares que melhora bastante.

O limpa camurça vem com hidratante (o condicionador também) que além de limpar a camurça, hidrata e renova. Ainda li na internet que peças de camurça bem claras . Ainda li também que  para camurças claras, podem ainda ser limpas com uma borracha escolar branca!

Chicletes...Sério... Um belo dia voltei de um barzinho e quando olhei na minha bolsa... Um chicletão. Uiiiiiiiiiiiii... Corri para a internet é claro para descobrir como tirar o bendito nojento de lá!!! Era uma bolsa de tecido molinho...
Descobri que é mega simples retirar o chiclete das peças de tecido: do lado avesso do tecido, esfregue uma pedra de gelo sobre o chicletes até que ele fique bem duro. Depois você dá uma raspadinha de leve com uma faca para tirar o que conseguir. E, finalmente, lavar normalmente. No meu caso saiu tudo.
Mas dizem que se não sair, você ainda pode tentar aplicar sobre ele, uma clara de ovo misturada a um pouco de benzina e lavar BEEMMMMM, pois depois de colocar ovo deve ficar fedido que só!


Recomendações finais gerais:

• Antes de sair testando técnicas para tirar manchas, sempre faça um teste em um local mais escondido da peça, diminuindo assim as chances de ter qualquer surpresa desagradável!

• Se você notar que a roupa desbota, não a deixe de molho; enxágüe rapidamente para que não manche. Na última água de enxágüe, coloque um pouco de vinagre e deixe secar à sombra.

• Agir rapidamente. Quanto mais cedo começar a tirar a mancha, maior a probabilidade de a remover completamente.


• Comece de fora para dentro, para não espalhar a mancha e sempre pressione com suavidade. Se esfregar vai aumentar ainda mais área atingida.



Este site é bem bacana e ensina mais truques para retirar outras manhcas... vale dar uma olhadinha:
http://www.mendes.pro.br/index.php/lionsclubetitulo/83-manchas


Espero ter ajudado meninas!
Um beijo!!!
Dri
SHARE:

2 comentários

  1. Valeu as dicas, precisava muito desse post, sou meio desastrada também.
    Beijinhos
    Nai Melo

    ResponderExcluir
  2. Amei as dicas Adri! Às vezes a gente se desespera tanto e qdo vai pesquisar, nem é tão didícil assim de tirar as menchas né?! Beijããão!!!!!!!!!

    ResponderExcluir

Gosto muito do feedback de vocês e comentários são muito bem vindos... Mas ao expor sua opinião faça com sabedoria e educação! Serão excluídos comments que contenham palavrões, mensagens de preconceito, ódio ou obscenas. Os comentários expressam a opinião do leitor e não do blog.

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...
Blogger Template Created by pipdig