23 maio 2012

Blogagem Coletiva: Moda Descartável

Hoje o post é um pouco diferente pois estou participando da 2ª Blogagem Coletiva! Explicando rapidamente, a blogagem coletiva é um movimento no qual vários blogs dão sua opinião sobre um mesmo assunto... 

Devo admitir que estou ansiosa para saber o que acharão do post, pois, além de ser minha primeira vez, fui eu quem sugeriu o tema que foi escolhido pelos blogueiros participantes (a maioria deles) :)



Vamos lá então conversar sobre MODA DESCARTÁVEL!

Sabe aquela vontade que dá de usar o look que você acabou de ver na passarela de Milão??? Aquela bolsa/óculos/bota/jaqueta/calça que você só vê na revista de moda mas não acha em lugar nenhum para comprar??? Então... É aí que tudo começa gente.

Minha impressão é de que a cada dia a moda é descartada com mais velocidade. Em questão de semanas uma peça vira desejo, aparece em todos os sites e revistas de moda mas, não existe em nenhuma loja que está ao alcance da maioria dos consumidores. A indústria da moda nos deixa por meses desejando aquela "it" peça. E quando finalmente chega nas lojas... Você ouve (ou lê) que ela está "orkutizada"! Ou então você acaba de comprar o vestido LINDO da coleção do momento na loja badalada. E, devido à lei de Murphy fashion, demora para esquentar. Quando finalmente você usa o vestido, passa pela loja e vê que ele está 50% mais barato do que você pagou (ou ainda está pagando parcelado)... Puts gente, isso cansa né?

Eu entendo que precisamos sempre desejar algo novo para que a indústria da moda continue girando, continue apelativa e dando lucros. Mas cadê aquela moda tão boa que criava peças que viviam por várias estações (vem à cabeça o bom e velho tubinho preto)?!? Meu pai costumava falar de como as criações eram melhores e mais duradouras antigamente. Ele sempre disse que na época dele canções maravilhosas foram criadas, as quais até hoje são lindas e cantadas por todos, como por exemplo "Garota de Ipanema". Ele ainda dizia que minha geração só criava coisas com um apelo curto, que logo se perdiam e sem muita qualidade... Eu achava que era papo de velho, maaaaaassssss... Será que é verdade?

Hoje estamos acostumados a nos adaptar. Aparelhos de tv, smartphones, computadores, vídeo games, tudo muda rápido. Me assusta a velocidade com que uma peça é idolatrada e jogada ao limbo. Me assusta muito também o consumismo desenfreado que toda essa ação gera. Em época de internet toda informação viaja rápido demais! Mais rápido do que as novidades são colocadas à venda, mais rápido do que conseguimos comprá-las e muito mais rápido do que conseguimos ganhar dinheiro. Na verdade não estamos acumulando moda. Estamos acumulando dívidas e uma pilha de peças que rapidamente estarão ultrapassadas. Salvo algumas exceções é claro... 


Moda descartável, objetos descartáveis, pessoas descartáveis... Quando foi que nossa cultura se tornou assim tão... descartável? Isso eu não sei responder. Mas o que eu posso fazer é dar algumas dicas que eu considero bacanas para ajudar com essa "moda descartável" a qual estamos expostos! 

Dica 01 - Investimento X Uso
Por exemplo, sempre que encontro uma peça muito cara que gosto, analiso BEM o design antes de levar para casa. Se for algo muito esdrúxulo ou alguma estampa que está muito em vogue eu não compro. Mas se for uma peça que está bem na moda mas tem uma cor básica, ou uma peça com a estampa do momento mas com um corte clássico, eu invisto! Assim podemos usar tranquilamente a peça mesmo depois que a moda passe.

Dica 02 - Caimento
Conhecendo seu corpo fica mais fácil escolher as peças. Um bom tecido e um corte impecável dão aquele caimento na peça que te deixa mega linda! Posso te garantir que mesmo que a peça orkutize, usando os acessórios certos você continuará linda em qualquer estação!

Dica 03 - Investimento X Vontade
Ok ok... Falar em escolher peças mais clássicas é fácil! Mas e resistir aos ITS da vida??? COMO FAZER??? Então... Eu tento comprar estas peças em fast fashions. Ou seja: Já que vai sair logo de moda não tem problema ser mais barato e de menos qualidade... Pelo menos dá uma acalmada nas lombrigas fashions né?!? 

Dica 04 - Momento X Estudo
Puts... Não consegui pensar em um título melhor para esta dica... Mas deixa eu explicar: Toda vez que quero alguma peça que é cara (e não tem jeito é cara mesmo) eu estudo antes de comprar. Sim amigos, vou embora quase morrendo de vontade da loja sem a peça pois, se eu comprar no exato momento, posso acabar usando pouco e me arrependendo depois! Então volto para casa, pesquiso muitas combinações, vejo cores, tamanhos, se não tem na net para vender mais barato, etc... Se após todo o estudo eu ainda desejar muito a peça eu rezo para que ainda esteja na loja eu volto e compro!

Bom gente, acho que minha contribuição está dada! Esse foi um pouquinho do meu ponto de vista sobre Moda Descartável! Teremos ainda muitas outras opiniões sobre o assunto durante o dia. Os links dos outro blogs estarão sendo divulgados no blog da Cami V. Rank: Vesttido.com Vale a pena dar uma olhada!!!

Grande beijo!
Dri
SHARE:

14 comentários

  1. Seu post ficou muito bom Dri.
    Eu já fiz muitas vezes isso de desejar uma peça e quando finalmente consegui comprar ela já saiu de moda e eu continuar com as prestações...rs
    Hoje já não faço isso e invisto em peças básicas e com o Desafio de ficar algum tempo sem comprar esta me ajudando bastante a refletir pra não fazer compras desnecessárias.
    Beijos

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. A moda vai as prestações ficam né Rê???? rssssss

      Excluir
  2. Nossa, depois deste texto tão completo fica diícil escrever o meu xD HAHA
    Gostei muito! E adorei a escolha do tema!
    Beijos :*

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ansiosa para ler o de vocês que tenho certeza vai ficar ótimo!!!!!! Passo lá no blog daqui a pouco :)

      Excluir
  3. Dri, adorei as dicas !
    eu que sou consumista,já comprei muita coisa de marca por impulso, e não é legal pro bolso porque depois acabo pagando com culpa rs.

    beijos
    umanoitemparis.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Verdade Nic... E dá uma certa raiva do impulso quando vemos outra coisa mais bacana que poderíamos ter comprado né???

      Excluir
  4. Lei de Murphy fashion hahaha Dri amei!
    Não só ouvir sua opinião quanto as dicas foram muito úteis!
    PARABÉNS!

    Bjo grande

    ResponderExcluir
  5. A lei de Murphy fashion é a grande vilã responsável por só deixar o dia nublado quando vc compra aquele óculos de sol lindão... De fazer calor no meio do inverno quando vc compra aquele casaco... E de só chover quando vc compra aquela bota de camurça MARA. É isso gente... Lei de Murphy Fashion... Rsssss

    ResponderExcluir
  6. Acompanho teu blog a pouco tempo, mas posso dizer que vc arrasou com este texto! Um abraço! Janaina!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigada Jana!!! Espero continuar te vendo por aqui :)

      Beijosssss
      Dri

      Excluir
  7. Dri adorei a Lei de Murphy Fashion, o duro que ela sempre nos pega né :(


    beijos

    ResponderExcluir
  8. Adorei seu ponto de vista e a maneira como você escreveu Adri!
    "lombrigas fashion" é demais!
    Obrigada por participar fiquei bem feliz com o seu post ;)

    Beijão, Cami.

    http://vesttido.com/

    ResponderExcluir
  9. Adorei sua opinião! É exatamente isso que disse que devemos fazer =)
    Também deixei a minha no blog.
    Beijo. Mari.

    http://twinsft.com

    ResponderExcluir
  10. oi Dri, adorei o seu post. Concordo com as suas dicas. Eu sempre invisto muito em peças clássicas e com caimento perfeito e deixo as "it" para comprar em fast fashion porque sei que dali um ano provavelmente não irei mais usar. Acho que tudo depende de comprar de maneira consciente e avaliar custo e benefício.
    ah, também adorei o termo orkutização, não conhecia e ri muito com isso.

    http://www.shakespearedebatom.com/

    ResponderExcluir

Gosto muito do feedback de vocês e comentários são muito bem vindos... Mas ao expor sua opinião faça com sabedoria e educação! Serão excluídos comments que contenham palavrões, mensagens de preconceito, ódio ou obscenas. Os comentários expressam a opinião do leitor e não do blog.

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...
Blogger Template Created by pipdig